Quantas casas você tem?
Essa é uma pergunta para reflexão.
Então pense e responda para você mesmo (a): quantas casas você tem?
Do ponto de vista material, essa reflexão nos remete à moradia e temos o lar onde moramos como primeira referência de "casa".
Uma casa na cidade onde trabalha, outra para fins de semana... É uma média a que algumas pessoas têm o privilégio de ter. Outras têm uma única casa, e alguns vivem onde conseguem, um abrigo, albergue ou a própria rua.
Mas, ao olharmos a imensidão do Universo que nos circunda, não podemos nos limitar, apenas, ao ponto de vista material.
A nossa primeira casa é o corpo físico, instrumento indispensável para a jornada que vamos experienciar.
Sem ele, nada seria possível, nem a absorção dos conhecimentos e aprendizados, nem as tantas oportunidades a experimentar.
O corpo físico é nosso meio de aprimoramento e nossa "roupagem" para viver no planeta Terra. Por isso devemos cuidar dele da melhor maneira possível, dando a ele alimentos saudáveis e fazendo a sua frequente "manutenção" (atividades físicas, consultas médicas de rotina etc).
Temos também a nossa mente, que é considerada a nossa casa mental. Local onde armazenamos nosso arcabouço de conhecimentos, pensamentos, vibrações e o que utilizamos para nutri-la (leituras, o que assistimos, conversas etc).
E por falar em "Terra", essa é também mais uma de nossas casas. Planeta esse que nos recebe para vivermos essas condições. E, se aqui viemos reencarnar, pode ser por vários motivos, mas o principal: porque de alguma maneira nos afinizamos com essa energia e é aqui que poderemos alcançar o aprimoramento moral e evolutivo que necessitamos, seja para cumprir uma missão, seja para superar uma/várias prova (s).
Nosso planeta ainda é considerado um planeta em evolução, imperfeito, de provas e expiações.
Ele é o "terreno" cedido para conhecermos, "construirmos" e reformarmos o nosso crescimento, dia após dia. É considerado também um hospital, onde vamos nos recuperar de nossas falhas morais e uma escola com várias lições a serem aprendidas. Por isso, cada um de nós tem a responsabilidade em cuidar do meio ambiente, das espécies e saber administrar o próprio lixo que fabricamos. Ainda temos muito que aprender sobre isso. Mas é nesse Planeta que já estivemos diversas vezes em diversas encarnações e onde, possivelmente, podemos ainda retornar.
E o Universo é a casa do Pai, nosso maior tutor.
Enquanto almas, temos ainda várias opções como morada, como disse Jesus: "Há muitas moradas na casa de meu Pai" (Cap. III - O Evangelho Segundo o Espiritismo), já preparando-nos para compreendermos a separação do corpo físico da alma, com tranquilidade e menos perturbação.
No plano espiritual, há muitas moradas, cidades e submundos, de acordo com a necessidade e afinidade de pensamentos de cada um.
Todas essas "casas" são importantes para nossa existência corpórea e devemos ter essa percepção para que cuidemos dessas moradas de forma responsável e para melhor aproveitamento dessa oportunidade.
Como estamos cuidando de cada uma dessas "casas"?
De que maneira nutrimos nosso corpo e mente? O que levaremos em nosso arcabouço?
Podemos ter uma ideia de onde vamos após o desencarne de acordo com a forma como cuidamos dessas "casas".
E agora perguntamos novamente: quantas casas você tem?
Como votos de reflexão e maior cuidado com as tantas moradas de nossa existência!
Equipe CEIL Recanto do Saber