MOMENTO DE TREINAR A FÉ
Começando com trechos de alguns livros, vamos refletir um pouco sobre a fé:
“Irmãos no ideal da espiritualização e do avanço em que se canaliza nosso planeta, em que se estabelecem a transição e a metamorfose que já se iniciava e que transmite muitos sentimentos e sensações terrenas!
(...) cabe a todos nós, ‘orarmos’ e ‘vigiarmos’!
Observem que no próprio clã familiar, as influências de descredibilizar e desunir se faz presente.
Mãos dadas, coração em fé, estudar, amar, aprender e ensinar, dar e receber. Não desanimais, a atmosfera está pesada, o cansaço físico é eminente, mas Cristo não nos abandonou! Sigamos com ‘Ele’ firmes, cuidando do bem mais precioso: a ‘Fé’.
Treinando a fé, e passando por tudo isso juntos, unidos na conversa honesta!
Irmãos terrenos, batei e abrir-se-vos-á. Batei com força na vossa fé e não vos deixeis levar pelo desânimo (...).
Sim o Pai nos disse através de Cristo:
- ‘Não se turbe o vosso coração, credes em mim e em Deus, na casa do Pai há muitas moradas...’ E ainda nos disse que estava preparando os mundos para nós habitarmos.
Fé, treinem confiando mais! Ama e estuda! E fiquem todos atentos (...).
Fé! Paz e vigilância.
(Psicografia recebida pelo médium Zé Araújo, em 15/01/2012 na reunião mediúnica da CEIL, Blumenau/SC - 1º médium: Calixto, pelo espirito de Hamed.)
“Tende ainda como regra geral que os fenômenos espíritas não se produzem para constituir espetáculo e para divertir os curiosos.” (...)
“Bem sei que ides dizer: é que estes são úteis para convencer os incrédulos. Mas, ficai sabendo, se não houvésseis disposto de outros meios de convicção, não contareis hoje a centésima parte dos espíritas que existem.” (Passagem do livro dos médiuns de Allan Kardec)
A Fé religiosa - Condição da fé inabalável (Evangelho segundo espiritismo)
“A fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo.
A fé não se impõe, não se prescreve.”
E a nossa fé em nós mesmos como está?
Mesmo com tantos sinais de que principalmente para quem tem o conhecimento espírita, os sinais da vida após a morte, da nossa missão, do nosso plantar e colher, e que temos muito, muito bem à plantar, para que queiramos colher... e no desafio a gente desiste.
Mas somos nós que constantemente perdemos a fé em nós mesmos e em Deus. Quantas vezes, diante da diversidade nos desacreditamos? Abaixamos a cabaça e dizemos: “desisto, agora não tem mais jeito...”
Trecho do LIVRO REVOLUÇÃO ESPIRITA: “Não se aprende espiritismo por catequese, como nas religiões positivas; nem mesmo por meio de cursos e palestras, onde apenas se ouve passivamente; mas sim pelo método ativo, por um diálogo amplo, onde as diversas soluções metafisicas, psicológicas, morais, cientificas, sociais, são debatidas e confrontadas com as hipóteses propostas pelos espíritos nas obras de Kardec e as ideias pessoais de cada um. O espírita precisa descobrir-se, conhecer a si mesmo, quais conceitos aceita, para depois compará-los com a Teoria dos espíritos. Esse é um esforço racional com o objetivo de compreender para, só depois aceitá-la, se assim o desejar.”
Querer que cada um pense por si, reflita e não decore, não é só repetir as palavras, é aplicá-las a si mesmo...
Treinar a fé em si mesmo.
Inúmeras são as vezes que desistimos dos nossos melhores propósitos, porque não saem exatamente como “planejamos” e, quando vemos, passado o tempo, aquilo como queríamos acontece, e até mesmo algo muito melhor nos acontece.
Ocorre que, dificilmente as coisas vão acontecer no nosso tempo, e como o tempo é relativo, a velocidade com que planejamos e trabalhamos para um propósito maior e melhor, flui em outro tempo e velocidade, e se for algo bom para o maior número de pessoas, o que está mesmo destinado à nós irá acontecer, mas no tempo certo.
Na maioria das vezes não é no tempo do nosso relógio, do nosso calendário... existe um propósito muito maior, por isso devemos ter paciência e FÉ.
E como esperar esse tempo?
Ajudando o próximo, auxiliando quem está do nosso lado, quem tem tempo para chorar, não tem tempo para enxugar as lágrimas dos sofredores, e devemos nos dedicar a quem sofre do nosso lado, observar onde podemos ser úteis, e assim vamos vendo que temos muito mais a fazer do que ficar esperando acontecer algo que sonhamos, e no caminhar da vida o melhor que está destinado a nós virá... com o devido aprendizado, o melhor vem ao nosso encontro.
Devemos cultivar a luz em nós mesmos, para iluminar e irradiar luz por tudo e para todos...
Estamos sempre em treinamento, mas observe que a cada amanhecer é dia de jogo valendo... um acerto nosso é um passo para frente; um tropeço é uma nova chance de treino e melhoramento... até acertarmos... e então, Deus tem fé em nós, e está sempre nos dando oportunidade, cabe-nos praticar.
VAMOS TREINAR A FÉ, HOJE, AMANHÃ E SEMPRE.
Equipe CEIL Recanto do Saber.
Comments